8 dicas práticas de como cuidar do seu jeans

Categorias:

  • Dicas,
  • Estilo,
  • Tendência,

27 de Maio de 2019

 

Jeans é um item funcional básico no guarda-roupa de qualquer pessoa. Mas, se você for investir em uma peça de qualidade, precisa saber como cuidar dela, caso contrário todo o seu investimento vai acabar escorrendo ralo abaixo.

Confira algumas dicas práticas de cuidados que você precisa ter para lavar e conservar seu jeans por mais tempo!

 

1- Lave com menos frequência

 

Se a calça não estiver visivelmente suja, use-a mais vezes antes de lavar. Na primeira vez que for lavar seu jeans, é provável que a peça solte mais tinta do que o comum. Para evitar que ela não manche as outras roupas, a dica é lavá-la separadamente.

 

2- Lave a calça jeans pelo avesso

 

Outro truque simples para lavar calça jeans sem desbotar é colocá-la do lado avesso na máquina. Dessa forma, a tinta não entra muito em contato com o sabão, o que ajuda a manter a cor.

 

3- Água sempre fria!

 

Muitas pessoas adoram lavar roupa com água quente, pois ajuda a retirar manchas de gordura, eliminar o cheirinho de suor e as bactérias. Mas, o problema é que a água quente faz com que a tinta da calça jeans desbote mais rápido.

Então, não use água quente, principalmente nas calças de cores escuras. Sempre água fria!

 

4- Água e sombra fresca

 

Essa é a combinação perfeita para quem quer lavar a calça jeans sem desbotar. Além da água fria, a peça deve sempre secar na sombra. O sol acelera o processo de desbotamento não só na calça jeans, mas em qualquer peça de cor.

 

5- Faça uma lavagem rápida

 

A lavagem da calça jeans não deve ser um processo demorado. Por isso, a dica é usar o menor ciclo da máquina de lavar no menor tempo e na menor velocidade possível. Desse modo, as chances de desbotar a peça são bem reduzidas.

 

6- Não esfregue!

 

Nunca esfregue muito a peça, principalmente jeans escuros. Não use escovas ou esponjas. Se a mancha estiver muito forte, deixe a peça de molho por cerca de 15 minutos.

 

7- Não lave!

 

Essa é a dica do CEO da Levi´s, Chip Bergh. Segundo ele, as calças jeans nunca devem ser lavadas. Claro que isso pode ser complicado, mas uma forma de desinfetar a peça é colocando-a no freezer por pelo menos 12 horas.

 

8- Customize

 

O seu jeans rasgou? Em vez de desprezar a peça, aproveite e use a criatividade para inovar. Utilize a técnica do patchwork, pegue sobras de outros tecidos e cubra aquele rasgão. Você pode também fazer desses rasgos um diferencial para seu jeans, já que o estilo destroyed está bastante em uso. Ou então, corte a calça e faça uma bermuda. A sua roupa ficará muito mais estilosa e você terá uma peça nova.

Com essas dicas, você vai prolongar a vida útil da sua calça jeans e deixá-la com jeitinho de nova por mais tempo.